Modelo importado da Inglaterra em 1854
Malaposta

Em 1859, a ligação entre Lisboa e Porto através das carreiras da Malaposta fazia-se em 34 horas e passava por 23 estações de muda. Apesar do bom serviço que as diligências prestavam nessa altura, a sua extinção foi irreversível com o aparecimento do comboio, embora se mantivessem em actividade durante mais algum tempo, como atestam os «manuais do viajante» da época.

25 dezembro 2014

Língua portuguesa na ONU



Petição a caminho


«Mais de 45 mil pessoas querem português na ONU.»
«A petição para tornar oficial a língua portuguesa nas Nações Unidas pode ser entregue com 70 mil assinaturas.»

Circula na Internet uma petição para tornar oficial o português nas Nações Unidas. O documento já foi subscrito por mais de 45 mil pessoas. No site onde se pode assinar o documento, apenas o texto da petição está em português. As opções da página e as respostas, quando um cidadão assina o documento, são dadas em inglês, uma situação que o vice-presidente do sector europeu da associação cultural Elos Clube Internacional, José Luis Guedes de Campos, que está a promever a acção, explica: "Temos de nos render à realidade e hoje é o inglês a língua oficial da maior parte dos sites de internet".
Guedes de Campos explica ao "Metro" que a ideia parte do número de pessoas que fala a língua portuguesa e da sua importância cultural. "São mais de 250 milhões de pessoas que se expressam no idioma português, com importante presença em várias nações de todos os continentes". O dirigente lembra que é a quinta língua mais falada no mundo (em números absolutos).
A petição vai ser entregue entre o próximo mês de Março ou Abril e a associação pensa atingir cerca de 70 mil assinaturas.
Nota: A petição inclui três assinaturas (entre as primeiras), do "pessoal" desta casa.

Etiquetas:

Home»»Hi!

2 Comments:

At 07 fevereiro, 2006 00:56, Blogger Ricardo said...

Já tive o previlégio de assinar esta petição!

Abraço,

 
At 08 fevereiro, 2006 00:28, Blogger H. Sousa said...

Creio que também assinei, mas o amigo é muito mais perspicaz que eu. De facto, é um absurdo declarar numa petição para a inclusão de uma nova língua na ONU que, de facto, o inglês é a língua universal. Então fiquemo-nos pelo inglês, não é?

 

Enviar um comentário

<< Home

since 05.12.2005

  • [_Top of Page_]
  • Malaposta

    Subscribe to: Posts (Atom)

    Referer.Org: Referer.Org.Feeds Free counters!