Modelo importado da Inglaterra em 1854
Malaposta

Em 1859, a ligação entre Lisboa e Porto através das carreiras da Malaposta fazia-se em 34 horas e passava por 23 estações de muda. Apesar do bom serviço que as diligências prestavam nessa altura, a sua extinção foi irreversível com o aparecimento do comboio, embora se mantivessem em actividade durante mais algum tempo, como atestam os «manuais do viajante» da época.

04 março 2012

A Ota e o facto consumado

(Clique nas imagens para ampliar)


Decorridos 20 anos após os primeiros estudos, vamos ter finalmente um novo aeroporto, na Ota. O Governo está a dar todos os passos importantes e necessários para que tudo decorra de forma transparente, explicou por que razão tomou esta decisão e mostrou os estudos que a fundamentam, e pediu que todos aqueles que não concordam apresentem também os seus documentos e estudos. Está tudo muito bem. Porém, se é assim, o primeiro-ministro não poderia ter dito que os argumentos que apresentou são definitivos. Se alguém diz que uma coisa é definitiva, é porque acabou a discussão e não há lugar à apresentação de mais documentos.
Espero que este não seja o fim, mas o princípio de um caminho que permita às autoridades mais importantes de Portugal, do ponto de vista da engenharia, do ambiente e das comunicações, trazer as suas razões à coacção. Isto porque há muitos argumentos desconhecidos, de pessoas que são contra este projecto, e que são também importantes, como seja o caso de este aeroporto da Ota ser construido entre leitos de duas ribeiras, e o da distância, que poderá originar grandes perdas de receitas no turismo. A questão é saber que impacto irá ter sobre a capital, sabendo nós que é uma das grandes geradoras de riqueza nacional.
In Metro, Crónica, Nuno Rogeiro.

Nota: geralmente este blog não gosta do Nuno Rogeiro. Ou melhor, umas vezes sim, outras não. Falta-lhe coerência. Depende do assunto e de como começa (bem ou mal). Acho que faço bem em introduzir esta nota para evitar mal-entendidos.

---

Pesquisa Google, links a propósito:

Link1, Link2, Link3 (blogs.sapo!...), Link4. Chega, havia muitos mais.

A foto de baixo também surgiu na pesquisa "Hills and Valleys". Entre outras escolhi a de baixo porque o vale está verdinho (e é na Ota) por causa da chuva que tem caído; a água da chuva que cai nas serras circundantes junta-se à que cai no vale e, se o Inverno for muito rigoroso, tornar-se-á no maior lago do mundo! Enquanto isso não sucede, já era altura de mandarem para lá uma ou duas manadas e seis ou oito rebanhos para rentabilizar esta oferta da Natureza.

(o autor do texto nada tem a ver com o resto)

Edição: Acabei de receber um email (14:40) do Ministro da Agricultura a comunicar-me que já tinha enviado para o vale os primeiros animais.


Etiquetas:

Home»»Hi!

6 Comments:

At 29 novembro, 2005 08:18, Anonymous Anónimo said...

20 anos? Quais 20 anos... Essa hisória da Ota tem barbas... Em 77 eu trabalhava no aeroporto e não se calavam com as alternativas para o novo aeroporto. Ota ou Rio Frio. Ambos problemáticos, aliás. Devem ter retardadi a coisa para os amigos comprarem os terrenos em volta.
Cleópatra

 
At 29 novembro, 2005 14:42, Blogger a.castro said...

Este comentário foi removido pelo autor.

 
At 29 novembro, 2005 20:53, Anonymous Anónimo said...

Deste viver aqui neste papel descripto
'As cartas de amor', dadas a conhecer pelas manas Lobo Antunes, trouxeram-me
à memória aqueles retratos a preto e branco ...percebeste?
www.des-encantos.blogspot.com

 
At 29 novembro, 2005 21:51, Blogger H. Sousa said...

Meu caro:
Pelos vistos o aeroporto, afinal, já está feito! Não percebo, então, porquê tanto alarido em torno do mesmo!!!! Esses aviões malhados são um verdadeiro choque tecnológico!!! E aterram na água, não é?

 
At 29 novembro, 2005 22:39, Blogger a.castro said...

Caro TNT,
Estava a jantar e a pensar fazer o último post sobre a Ota ou, em alternativa, acrescentar a este mais alguns elementos que recolheria no Adufe,com posts estilo telenovela, e no Votem nas Putas, com um post irónico mas contraditório [porque pretende "provar" que diversos aeroportos europeus também estão afastados das cidades, indicando ao mesmo tempo as distâncias que, afinal, provam que, em média, se encontram a metade da distância da Ota até Lisboa (sendo que o que se encontra mais afastado anda à volta dos 35 Km), e também a chamar otários a toda a gente que é contra o Ota].
Decidi pois terminar o assunto Ota e o que fiz foi o que soube e no meu estilo de gozar com o "sistema" e não com os que votam no sistema (na linha, aliás, do seu comentário...).
Por isso "bardamerda" para o Ota e para quem vai beneficiar ilicitamente com a citada.
Abraço

 
At 03 agosto, 2010 18:12, Anonymous alexender joe said...

Great information, thanks for sharing this. I have been looking for it for a while now and it really helps me out and my website.

 

Enviar um comentário

<< Home

since 05.12.2005

  • [_Top of Page_]
  • Malaposta

    Subscribe to: Posts (Atom)

    Referer.Org: Referer.Org.Feeds Free counters!