Modelo importado da Inglaterra em 1854
Malaposta

Em 1859, a ligação entre Lisboa e Porto através das carreiras da Malaposta fazia-se em 34 horas e passava por 23 estações de muda. Apesar do bom serviço que as diligências prestavam nessa altura, a sua extinção foi irreversível com o aparecimento do comboio, embora se mantivessem em actividade durante mais algum tempo, como atestam os «manuais do viajante» da época.

11 outubro 2012

Mário Viegas

Mário Viegas

Fez 58 anos no dia 10 de Novembro. E digo fez, porque o Mário Viegas não morreu! Arqueólego literário, actor e encenador de fazer faíscas nos olhos, o Mário, que era salgado, teve uma vida destinada a vencer a morte.
A sua vocação foi sempre a de dizer, dizer-se, afirmar, afirmar-se. Passou a vida a tentar ser o Mário Viegas. E não é que conseguiu! Tinha uma relação "tu cá, tu lá" com os poetas. Mas não disfarçava a proximidade ao Almada Negreiros. E, da sua boca salgada, saíam descargas de génio que, ainda hoje, ecoam no pequeno cérebro da nossa mesquinha modernidade: «Tu que aperfeiçoas a arte de matar, tu que descobriste o cabo da Boa Esperança e o caminho Marítmo para a Índia e as duas grandes Américas e que levaste a chatice a estas terras e que trouxeste de lá mais chatos p'rá-qui e que, ainda por cima, cantaste estes feitos. Tu que inventaste a chatice e o balão e que, farto de te chateares no chão, te foste chatear no ar, e que ainda foste inventar submarinos para te chateares também debaixo de água, tu que tens a mania das invenções e das descobertas e que nunca descobriste que eras bruto, e que nunca inventaste maneira de o não seres... E vós também, toda a gente, que todos tendes patrões... Ó coito de impotentes a corar no riacho da Estupidez... E tu, também, ó mau gosto com a saia de baixo a ver-se e a falta de educação. Tu consegues ser cada vez mais besta e a este progresso chamas civilização». Ó Mário salgado, ó Mário Viegas... que saudades do futuro!

Comentários originais

Etiquetas:

Home»»Hi!

2 Comments:

At 15 janeiro, 2007 23:37, Blogger ginjasilver said...

tenho a sensação que já tinha feito aqui um comentário sobre o declaMário..

 
At 16 janeiro, 2007 01:01, Blogger a.castro said...

"Aqui" não, tinhas eras feito um comentário no mesmo post mas publicado no Wordpress (que foi "transportado" para o Blogspot, como avisei no Wordpress). Por isso é que o post tem um link com os "Comentários originais"!

 

Enviar um comentário

<< Home

since 05.12.2005

  • [_Top of Page_]
  • Malaposta

    Subscribe to: Posts (Atom)

    Referer.Org: Referer.Org.Feeds Free counters!