Modelo importado da Inglaterra em 1854
Malaposta

Em 1859, a ligação entre Lisboa e Porto através das carreiras da Malaposta fazia-se em 34 horas e passava por 23 estações de muda. Apesar do bom serviço que as diligências prestavam nessa altura, a sua extinção foi irreversível com o aparecimento do comboio, embora se mantivessem em actividade durante mais algum tempo, como atestam os «manuais do viajante» da época.

10 outubro 2012

Zala

Clicar na imagem para ampliar

Nota1:

A imagem "exibida", entre outras, foi-me enviada por email pelo titular do site Companhia de Cavalaria 2430 que esteve em Angola entre 1968 e 1970, sendo que na primeira parte da comissão de serviço esteve justamente em Zala onde havia estado eu dois anos antes. Já agradeci obviamente ao Perry da Câmara a gentileza de corresponder ao meu pedido e não quero deixar de reiterar aqui os meus agradecimentos.







Nota2:

Peço a quem souber o favor de me indicar as coordenadas exactas para localizar Zala no software Google Earth.
Um exemplo concreto relativamente à localização da minha casa (espero que o Bush não veja!...): Coordenadas correctas: 41º 06' 22,25" N - 8º 36' 31,13" W (convertido em decimais dá: 41.10618,-8.60865). Com estes valores o Google Earth encontra a seguinte imagem:






(Não esquecer de clicar na imagem para expandir).







Edição: Com a ajuda da minha amiga magnolia, Abafos & Desabafos, e "rebuscando" os resultados por ela indicados nos comments, posso garantir que Zala foi encontrada. Assim sendo, as coordenadas correctas de Zala são 8º 32' 59,75" S e 15º 16' 00,12" E. No entanto, se introduzir estas cordenadas tal como estão o "Google Earth" não devolve resultados, "avisando" que não é possível! Por isso, é necessário converter as coordenadas em decimais como segue: [8+(32/60)+(59,75/3600)] que resulta na decimal 8,54993 (isto quanto ao Sul); relativamente a Este, temos: [15+(16/60)+(00,12/3600)] cuja decimal é de 15,26669. Atendendo ao hemisfério correspondente a Angola, o primeiro valor decimal tem que ser antecedido do sinal menos (-). Resumindo: Valores que o Google Earth aceita: "-8.54993, 15.26669". A imagem obtida é a de baixo. Claro que uma coisa é encontrar uma imagem em zonas urbanas, como acontece com a imagem anterior, outra coisa bem diferente é encontrar uma imagem no meio da mata cerrada como é nos Dembos - o caso de Zala, em que o "Zoom" é limitado.











Clicar na imagem para expandir.

Etiquetas:

7 Comments:

At 16 abril, 2007 10:46, Blogger Lovely Toys said...

a.castro, deixo-te 2 links: Este com as coordenadas de Zala, penso eu. E este com o mapa do google. Neste úlrimo, clica também no menu "map" para veres a estrada que passa ao lado de Zala. Estar´
e correcto?
Beijo.
Nota: Tenho estado ausente e sem possibilidade de blogar. Voltarei breve.

 
At 16 abril, 2007 16:11, Blogger a.castro said...

magnolia, agradeço o teu comentário e a tua ajuda. Neste momento, após ter analisado os dois links que deixaste, ainda estou inseguro quanto à localização exacta de Zala. Uma coisa é certa: A "rota" desde Luanda até Nambuangongo e passando pela Bela Vista está certa. Algures entre a Bela Vista e Nambuangongo está assinalada Zala, mas não me parece que seja nesse ponto, porque aí o terreno é acidentado, em vez de mata, e por outro lado não se vê a principal "picada" para entrar e sair de Zala, como é perfeitamente visível numa das fotos que surgiram no site da CCav.2403. É certo que há uma grande diferença entre um fotografia e a imagem do Google, no entanto tenho que ver se consigo confirmar através do "Google Earth", pesquisando pelas coordenadas -8.5500 (latitude) e 15.2667 (longitude).
Quanto à tua ausência do blog, já tinha notado. Espero que voltes o mais depressa possível para "junto de mim".
Beijo.

 
At 16 abril, 2007 22:30, Blogger AJB - martelo said...

com tanta precisão cartesiana o risco aumenta com o Bush...

 
At 19 setembro, 2007 21:57, Anonymous Anónimo said...

Esta localização deve ser de outra Zala. Zala, a que fica a 42 km da Bela Vista e a outros tantos de Nambuangongo, é esta: http://www.maplandia.com/angola/bengo/nambuangongo/zala/

Welcome to the Zala google satellite map! This place is situated in Nambuangongo, Bengo, Angola, its geographical coordinates are 7° 50' 0" South, 14° 3' 0" East and its original name (with diacritics) is Zala. See Zala photos and images from satellite below, explore the aerial photographs of Zala in Angola.

 
At 28 setembro, 2007 18:49, Anonymous Anónimo said...

Também lá estive e acho que a Zala que aqui se mostra não é a Zala, sede do Batalhão que também tinha uma Companhia na Bela Vista, uma Companhia independente na Madureira. No meu tempo Vila Pimpa já só eram ruínas.
Zala fica aqui: http://rumbletum.org/Africa/Angola/Bengo/_2236354_Zala.html#themap

 
At 05 junho, 2009 14:43, Anonymous Anónimo said...

Zala passei la algum tempo pois
estive la em 1968/1970 a pista de aterraja foi repararda pelo nosso
batalhão era um mundo aquelo mourro tinhamos a capela e o cinema
tenho soudades do tempo que estive la

 
At 13 fevereiro, 2010 23:54, Anonymous Anónimo said...

A foto de apresentação é de Zala, não há dúvida.
Estive lá entre Janeiro de 1971 e Março de 72.
Lá estão de um lado as duas compasnhias e do outro a CCS.
Não tenho saudades de lá, mas tenho muitas saudades da Angola dos primeiros anos de setenta.
HC

 

Enviar um comentário

<< Home

since 05.12.2005

  • [_Top of Page_]
  • Malaposta

    Subscribe to: Posts (Atom)

    Referer.Org: Referer.Org.Feeds Free counters!