Modelo importado da Inglaterra em 1854
Malaposta

Em 1859, a ligação entre Lisboa e Porto através das carreiras da Malaposta fazia-se em 34 horas e passava por 23 estações de muda. Apesar do bom serviço que as diligências prestavam nessa altura, a sua extinção foi irreversível com o aparecimento do comboio, embora se mantivessem em actividade durante mais algum tempo, como atestam os «manuais do viajante» da época.

16 novembro 2005

Ex-combatentes, III


Antes de mais os links dos posts anteriormente publicados sobre o assunto:
Este 3º post da série resulta de artigos publicados em vários jornais aquando do debate do OGE para 2006.
Reproduzo este:
«O Governo encontrou um "buraco" de cerca de sete milhões de euros no fundo destinado ao pagamento dos complementos de pensões dos antigos combatentes. Durante o debate do Orçamento de Estado para 2006, o ministro das Finanças disse ontem no Parlamento que "deveria haver uma provisão na ordem dos 14 milhões de euros, mas apenas se encontram cerca de sete milhões. É um buraco de metade."
Respondendo às críticas do CDS-PP de que 100 mil ex-combatentes estão desde Setembro sem receber o acréscimo das pensões, Teixeira dos Santos garantiu que os pagamentos serão efectuados em Novembro pela Caixa Geral de Aposentações»
in Destak de 11.11.2005 (versão em papel). Site do Destak.
---
Na mesma data o JN, com destaque na 1ª página, referiu-se ao tema duma forma basicamente igual.
---
No mesmo dia da edição do Destak enviei para o email oficial do jornal uma mensagem solicitando "alguma luz" para a obscuridade que tem rodeado este famigerado assunto:
Copio parte do email:
2. A edição do V. jornal em "Subject" contem, na página 5, uma notícia com o título "Ex-combatentes sem 7 milhões de euros". Reproduzo a parte final do artigo:
«Respondendo às críticas do CDS-PP de que 100 mil ex-combatentes estão desde Setembro sem receber o acréscimo nas pensões, Teixeira dos Santos garantiu que os pagamentos serão efectuados em Novembro pela Caixa Geral de Aposentações».
3. Ora, "100 mil ex-combatentes estão desde Setembro sem receber..." pressupõe que até Agosto receberam o "acréscimo nas pensões"...
4. Acontece que eu sou ex-combatente, oportunamente requeri o adicional e... nunca recebi nada!!!...
5. Os documentos mais recentes que possuo sobre o assunto consistem em:
a) (seguem-se referências ao email recebido por mim em 30.08.2005, enviado pelo Director-Geral de Pessoal e Recrutamento Militar):
«solicito, para fins de pesquisa na base de dados, que proceda ao envio de informação mais detalhada, designadamente o nome completo, nº. de B.I ou nº.de subscritor/beneficiário do regime de segurança social no qual o ex-combatente está inscrito.»
(A "informação mais detalhada" constava toda do próprio requerimento que em 26.03.2002 enviara, via postal com AR, àquela Direcção-Geral, nos termos de Lei 9/2002, de 11 de Fevereiro e Anexo à Portaria 141-A/2002 de 13 de Fevereiro)
b) (a minha resposta, da mesma data);
c) (último email recebido em 06.09.2005):
«Relativamente ao assunto em epígrafe, e em resposta ao solicitado, informoV. Exa. que o seu processo foi enviado em 30/11/2004 ao regime de segurança social do qual V. Exª. é beneficiario (C. D. Segurança Social), entidade que irá proceder aos ulteriores trâmites legais, pelo que deverá aguardar pela comunicação do seu Regime de Segurança Social»

Etiquetas:

Home»»Hi!

2 Comments:

At 16 novembro, 2005 19:17, Blogger Dogofilo said...

Aqui estou a experimentar as novas condições de acesso dos "comments". O outro comentário a que se referiu não é nosso mas de um outro visitante. Felicidades e bons posts!

 
At 16 novembro, 2005 23:59, Blogger a.castro said...

Obrigado, Dogofilo. O "outro comentário"... eu já tinha percebido e quando me referi a isso acho que também já tinhas percebido por que me tinha referido...!( a minha sintaxe é rebuscada!...)
Abraço

 

Enviar um comentário

<< Home

since 05.12.2005

  • [_Top of Page_]
  • Malaposta

    Subscribe to: Posts (Atom)

    Referer.Org: Referer.Org.Feeds Free counters!