Modelo importado da Inglaterra em 1854
Malaposta

Em 1859, a ligação entre Lisboa e Porto através das carreiras da Malaposta fazia-se em 34 horas e passava por 23 estações de muda. Apesar do bom serviço que as diligências prestavam nessa altura, a sua extinção foi irreversível com o aparecimento do comboio, embora se mantivessem em actividade durante mais algum tempo, como atestam os «manuais do viajante» da época.

19 janeiro 2007

Manter o PC seguro

Que raio de sorte a minha! Só azares no PC. Inda por cima entraram blogs pimba como benfiquistas, berra-bois e arre-que-é-demais!


Com uma versão original do Windows e uma ligação à Internet pode manter o seu PC seguro, sem gastar dinheiro.


O primeiro passo para manter o computador seguro é certificar-se que o próprio sistema operativo Windows está actualizado. Para tal, basta clicar em "Iniciar", "Windows Update".

O processo de actualização pode ser automatizado e resolve muitas falhas de segurança do Windows e respectivos programas. Com o Windows actualizado, o computador fica automaticamente protegido contra uma série de ataques, vírus e troianos que se aproveitam dessas mesmas lacunas.


Antivírus e "anti-spyware"


Outra etapa importante na protecção do computador é a instalação de um antivírus e de um programa que previne e elimina o software que, não sendo um vírus, é indesejado - também conhecido por "spyware" e "malware".

Há vários antivírus gratuitos para uso doméstico, tais como o AVG Free Edition da Grisoft ou o Antivir da Avira. Ambos permitem actualizar, via internet, a base de dados de vírus e as técnicas de procura.


Mas não basta instalar uma ferramenta de antivírus: é preciso mantê-la actualizada. Caso contrário o PC fica vulnerável aos novos vírus ou variantes de vírus já existentes.


Quanto à ferramenta de remoção de "spyware", a própria Microsoft lançou recentemente o "Windows Defender", a versão final e gratuita de um programa que remove uma boa parte deste tipo de intrusões e defende, em tempo real, o computador.


Os utilizadores mais avançados podem experimentar uma série de outros programas gratuitos. Por exemplo, o "Microsoft Baseline Security Analyzer 2.0" é uma boa ferramenta para dissecar as vulnerabilidades do computador e respectivos programas, apresentando a solução.


O "Power Toys" permite personalizar definições do Windows, algumas relacionadas com a segurança. E o "Process Explorer" é outro software gratuito que monitoriza os programas e módulos de software em execução e que permite identificar produtos indesejados.


Em caso de urgência há ainda o serviço on-line "Windows Live OneCare" que procura e remove software maligno do computador.


Sites de Referência:


AntiVir: www.free-av.com/


AVG Free Edition: http://free.grisoft.com/doc/1


Microsoft Baseline Security Analyzer 2.0:


www.microsoft.com/technet/security/tools/mbsa2/default.msp


Power Toys: www.microsoft.com/windowsxp/powertoys/xppowertoys.mspx


Process Explorer: www.sysinternals.com/Utilities/ProcessExplorer.html


Windows Defender: www.microsoft.com/athome/security/spyware/software/default.mspx


Windows Live OneCare: http://safety.live.com


Windows Update: http://windowsupdate.microsoft.com


in Metro

Comentários originais

Etiquetas:

Home»»Hi!

2 Comments:

At 19 janeiro, 2007 21:19, Anonymous Anónimo said...

Muito boa informação, sempre à frente...
Bom Fim de Semana

 
At 19 janeiro, 2007 21:29, Anonymous Anónimo said...

Muito boa informação, sempre à frente...
Bom Fim de Semana

 

Enviar um comentário

<< Home

since 05.12.2005

  • [_Top of Page_]
  • Malaposta

    Subscribe to: Posts (Atom)

    Referer.Org: Referer.Org.Feeds Free counters!