Modelo importado da Inglaterra em 1854
Malaposta

Em 1859, a ligação entre Lisboa e Porto através das carreiras da Malaposta fazia-se em 34 horas e passava por 23 estações de muda. Apesar do bom serviço que as diligências prestavam nessa altura, a sua extinção foi irreversível com o aparecimento do comboio, embora se mantivessem em actividade durante mais algum tempo, como atestam os «manuais do viajante» da época.

11 março 2007

50 anos de RTP


50 anos de RTP. Que história?

A RTP festejou 50 anos de uma existência irregular. Significativamente não há nenhum livro de história sobre a RTP. Ela própria transmite de si uma imagem retocada, cheia de brancas e pó de arroz, e , qual senhora de idade, não gosta de ser fotografada de muito de perto. Nasceu como um monumental instrumento de propaganda sem réplica do regime salazarista que lhe marcou a imagem com uma profunda cicatriz no interior de um corpo que cresceu numa endogenia envenenadora do sangue e lhe cruzou cumplicidades tão duráveis quão escondidas.
Vamos voltar a ver pela enésima vez a visita da Rainha Isabel, os programas de cinema de António Lopes Ribeiro, os poemas ditos por João Villaret, os magriços em Inglaterra, o Zip-Zip e Vitorino Nemésio, como se isso bastasse para esconder o papel político da RTP ao serviço da ditadura. A comissão que preside às comemorações dá bem a medida da evolução na continuidade que espera os telespectadores.

Texto copiado de Bicho Carpinteiro

Etiquetas:

Home»»Hi!

since 05.12.2005

  • [_Top of Page_]
  • Malaposta

    Subscribe to: Posts (Atom)

    Referer.Org: Referer.Org.Feeds Free counters!