Modelo importado da Inglaterra em 1854
Malaposta

Em 1859, a ligação entre Lisboa e Porto através das carreiras da Malaposta fazia-se em 34 horas e passava por 23 estações de muda. Apesar do bom serviço que as diligências prestavam nessa altura, a sua extinção foi irreversível com o aparecimento do comboio, embora se mantivessem em actividade durante mais algum tempo, como atestam os «manuais do viajante» da época.

11 junho 2006

Tempestades solares

T

empestades solares vão provocar danos na Terra.

O próximo ciclo de 11 anos de actividade solar, previsto para 2007, deverá ter um aumento da incidência das chamadas tempestades solares, que irão afectar os sistemas energéticos e as comunicações via satélite e rádio, sendo também possível que ocorram alguns "apagões", de acordo com as conclusões de um grupo de cientistas norte-americanos e de especialistas da NASA. A maior incidência de radiações solares causada por estas tempestades cósmicas deverá provocar algumas "dores de cabeça" aos especialistas, visto que estão previstas interferências nos sistemas energéticos em geral, sistemas GPS e restantes tecnologias via satélite e rádio.
Segundo o estudo realizado pelo Centro Nacional de Investigação Atmosférica (National Center for Atmospheric Research) em Boulder, no Estado norte-americano do Colorado, o "próximo ciclo solar será 30 a 50 por cento mais forte do que o anterior", confirmou Mausumi Dikpati à imprensa norte-americana. É pois garantido que as próximas tempestades cósmicas solares terão repercussões fortes nas comunicações terrestres. Ainda assim, os especialistas da NASA asseguram que estes fenómenos poderão ser agora previstos e contornados, tudo por causa da última tecnologia utilizada para estudar o Astro-rei. A nova técnica permite prever estes ciclos solares e a intensidade destes. Citado pela National Geographic, o especialista Mausumi Dikpati adiantou que a partir da nova técnica de heliosismologia é já possível prever a gravidade dos futuros ciclos solares.
inDica, sem link.


Etiquetas:

Home»»Hi!

2 Comments:

At 11 junho, 2006 23:33, Blogger AJB - martelo said...

de qualquer modo "comemos" com eles...

 
At 11 junho, 2006 23:37, Blogger a.castro said...

este fenómeno não pode ser controlado por causa deste!...

 

Enviar um comentário

<< Home

since 05.12.2005

  • [_Top of Page_]
  • Malaposta

    Subscribe to: Posts (Atom)

    Referer.Org: Referer.Org.Feeds Free counters!