Modelo importado da Inglaterra em 1854
Malaposta

Em 1859, a ligação entre Lisboa e Porto através das carreiras da Malaposta fazia-se em 34 horas e passava por 23 estações de muda. Apesar do bom serviço que as diligências prestavam nessa altura, a sua extinção foi irreversível com o aparecimento do comboio, embora se mantivessem em actividade durante mais algum tempo, como atestam os «manuais do viajante» da época.

06 junho 2006

Novo planeta

Astrónomos descobrem planeta gelado semelhante à Terra.

Uma equipa de astrónomos divulgou recentemente a descoberta de um novo planeta com características semelhantes ao nosso, que se encontra a nove mil anos-luz de distância do Sol. Os cientistas crêem que esta super Terra deverá ser um dos corpos extra-solares mais gelados, uma vez que as temperaturas podem atingir os 201 graus centígrados abaixo de zero. Apesar de ter sido identificado em Abril do ano passado, só agora a descoberta foi revelada com mais pormenor nas páginas do "Astrophysical Journal Letters". Segundo os especialistas, o planeta, baptizado de OGLE-2005-BLG-169Lb, tem uma massa idêntica à de Neptuno, pesa cerca de 13 vezes mais do que a Terra e é provável que a sua composição seja semelhante à do planeta azul. Ainda assim, deverá ser um mundo composto por material sólido, como rochas, e muito provavelmente estará coberto de gelo devido às baixas temperaturas. Dos 170 planetas extra-solares identificados desde o início da década de 90, é provável que esta super Terra seja um dos mais gelados.
Segundo a National Geographic (NG), o corpo celeste domina uma região similar à do nosso sistema solar. Citado pela revista, o astrónomo da Universidade Estatal de Ohio e líder da investigação, Andrew Gould, considera estas "super Terras" comuns e sugere que, pelo menos "35 por cento de todas as estrelas" identificadas devem ter planetas semelhantes ao nosso. Ainda assim, a grande maioria destes corpos são gigantes gasosos, como Júpiter. Importa referir que este planeta foi descoberto com o recurso a micro-lentes gravitacionais, utilizadas para identificar planetas por meio do estudo da forma como os diferentes campos de gravidade distorcem e amplificam a luz das estrelas.
in Dica de Abril 2006, sem link.

O autor do Malaposta antevê nesta descoberta uma solução para a crise. Com efeito, sabendo-se como José Sócrates gosta de skiar, era altura de pegar em armas e bagagens e mudar todo o governo socrático para o novo planeta OGLE-2005-BLG-169Lb, o qual, com os seus 201º negativos, constitui o destino ideal para praticar a actividade desportiva de que tanto gosta. Ficaríamos sem governo, mas seguramente não pior do que com ele.

Etiquetas:

Home»»Hi!

2 Comments:

At 06 junho, 2006 20:03, Blogger Sofocleto said...

Um Sócrates “completely frozen”. Significaria a retoma já em Setembro!

 
At 09 junho, 2006 21:32, Blogger martelo said...

ainda por cima porque a Terra está a aquecer em demasia...

 

Enviar um comentário

<< Home

since 05.12.2005

  • [_Top of Page_]
  • Malaposta

    Subscribe to: Posts (Atom)

    Referer.Org: Referer.Org.Feeds Free counters!