Modelo importado da Inglaterra em 1854
Malaposta

Em 1859, a ligação entre Lisboa e Porto através das carreiras da Malaposta fazia-se em 34 horas e passava por 23 estações de muda. Apesar do bom serviço que as diligências prestavam nessa altura, a sua extinção foi irreversível com o aparecimento do comboio, embora se mantivessem em actividade durante mais algum tempo, como atestam os «manuais do viajante» da época.

23 maio 2006

Consumo de água lisboeta

Consumo de água dos lisboetas ultrapassa média do país e da Europa

Cada habitante de Lisboa
gasta por dia uma média
de 367 litros de água!
Tal consumo ultrapassa a média do país e da União Europeia, segundo dados da Matriz da Água da cidade, recentemente apresentada. A cidade de Lisboa recebeu 94 milhões de metros cúbicos de água potável em 2004, dos quais 74,5 milhões corresponderam a consumo efectivo e 19,5 milhões a perdas resultantes de fugas ou rupturas na rede de distribuição. Estes dados constam na Matriz da Água, apresentada em Lisboa e elaborada para se conhecerem os fluxos de água da cidade com vista a definir indicadores, metas e medidas necessárias ao desenvolvimento de acções para uma utilização sustentada deste recurso.
Segundo os dados recentemente apresentados, o consumo diário por pessoa em Lisboa (367 litros) é superior à média de Portugal (208 litros), da Europa (272) e da União Europeia (241). Durante a apresentação do documento, o vereador António Proa, presidente da Agência Municipal de Energia-Ambiente (E-Nova), afirmou que 13 por cento do consumo total de Portugal é feito em Lisboa. O consumo doméstico absorve 42 por cento da água potável da cidade (30,9 milhões de metros cúbicos), seguindo-se o comércio e a indústria, com 19 por cento (ou 14,3 milhões de metros cúbicos) e a Câmara de Lisboa, com 12 por cento (9,2 milhões de metros cúbicos). Importa salientar que no consumo doméstico de água potável são os duches e os autoclismos os responsáveis pelos maiores gastos (49 e 22 por cento, respectivamente), de acordo com os resultados de um inquérito realizado pela EPAL no ano passado.
in Dica

Etiquetas:

Home»»Hi!

since 05.12.2005

  • [_Top of Page_]
  • Malaposta

    Subscribe to: Posts (Atom)

    Referer.Org: Referer.Org.Feeds Free counters!