Modelo importado da Inglaterra em 1854
Malaposta

Em 1859, a ligação entre Lisboa e Porto através das carreiras da Malaposta fazia-se em 34 horas e passava por 23 estações de muda. Apesar do bom serviço que as diligências prestavam nessa altura, a sua extinção foi irreversível com o aparecimento do comboio, embora se mantivessem em actividade durante mais algum tempo, como atestam os «manuais do viajante» da época.

23 maio 2007

População do país


Algarve contraria tendência de diminuição do crescimento da população do país

Praia de Vila Moura e Marinotel.O Algarve foi a única região portuguesa a contrariar a tendência de menor crescimento populacional e de maior envelhecimento em 2005, segundo dados de um boletim do Instituto Nacional de Estatísta (INE) publicado recentemente.

O Anuário Estatístico Regional do INE referente a 2005 conclui que ao nível nacional, a população, estimada em 10.569.600 indivíduos, aumentou menos 0,14 por cento do que no ano anterior, em que já tinha havido uma diminuição de crescimento.

De todas as regiões portuguesas, o Algarve registou o crescimento mais significativo, aumentando a sua população em 1,3 por cento, enquanto, em contraste, o Alentejo foi a província que menos cresceu, com apenas 0,2 por cento.

Os dados do INE apontam também para o "acentuar do envelhecimento da população", visto que em 2005 havia 110 idosos para cada cem jovens, contra os 109 registados em 2004.

A densidade populacional aumentou mais nos municípios do litoral, tais como Odivelas, Seixal, Sintra, Oeiras e Cascais, na área metropolitana de Lisboa e nos concelhos da Maia, de Valongo e de Vila Nova de Gaia, na área metropolitana do Porto. No entanto, os municípios de Lisboa e Porto registaram uma diminuição da densidade populacional, tal como outros concelhos nas suas órbitas, entre os quais Amadora, Barreiro e Espinho.

in Dica.

Etiquetas:

Home»»Hi!

5 Comments:

At 23 maio, 2007 23:48, Anonymous Anónimo said...

Ao menos que o meu Algarve siga em frente...

Um Abraço

 
At 24 maio, 2007 19:24, Blogger Diogo said...

Com tanto desemprego para a malta nova como se pode esperar que nasçam mais crianças? Os candidatos a papás não têm cheta para ter filhos.

 
At 25 maio, 2007 03:19, Blogger GR said...

Solidariedade para com Pedro Namora

PEDRO NAMORA está a ser julgado, novamente!
É injusto! Inadmissível! Revoltante!
Quantos tribunais do nosso país, este jovem terá que continuar a entrar, pela simples razão de estar a favor das Vítimas da Casa Pia e ser contra os maus tratos a crianças?


«O herói Pedro Namora começa a ser julgado hoje, 24-5-2007, no tribunal judicial de Almada por queixa por difamação do ex-provedor da Casa Pia (1986-2002) Luís Manuel Martins Rebelo - acompanhado pelo Ministério Público!... -, entre outras alegações, por ter efectuado, em 23 de Novembro de 2002 na televisão, o pedido de demissão do provedor, que tutelou a Casa Pia durante anos de abusos de pedofilia a alunos da instituição.
Como conta o Público, no Dossier sobre a pedofilia da Casa Pia, em 25 de Novembro de 2002, o "provedor da Casa Pia, Luís Rebelo, é demitido pelo ministro da Segurança Social e do Trabalho, Bagão Félix, por ter minimizado o facto de apenas existir um caso de pedofilia em 1300 funcionários da instituição".»
Retirado do Blog http://doportugalprofundo.blogspot.com/
e http://arestasdevento.blogs.sapo.pt/


GR

 
At 25 maio, 2007 09:35, Blogger Maria said...

Terá a ver com o desenvolvimento turístico? hehehe

 
At 25 maio, 2007 10:05, Blogger Lovely Toys said...

Penso que a justificação para todas as considerações do teu post se prendem com este facto. Não será?

 

Enviar um comentário

<< Home

since 05.12.2005

  • [_Top of Page_]
  • Malaposta

    Subscribe to: Posts (Atom)

    Referer.Org: Referer.Org.Feeds Free counters!