População do país
O Algarve foi a única região portuguesa a contrariar a tendência de menor crescimento populacional e de maior envelhecimento em 2005, segundo dados de um boletim do Instituto Nacional de Estatísta (INE) publicado recentemente.
O Anuário Estatístico Regional do INE referente a 2005 conclui que ao nível nacional, a população, estimada em 10.569.600 indivíduos, aumentou menos 0,14 por cento do que no ano anterior, em que já tinha havido uma diminuição de crescimento.
De todas as regiões portuguesas, o Algarve registou o crescimento mais significativo, aumentando a sua população em 1,3 por cento, enquanto, em contraste, o Alentejo foi a província que menos cresceu, com apenas 0,2 por cento.
Os dados do INE apontam também para o "acentuar do envelhecimento da população", visto que em 2005 havia 110 idosos para cada cem jovens, contra os 109 registados em 2004.
A densidade populacional aumentou mais nos municípios do litoral, tais como Odivelas, Seixal, Sintra, Oeiras e Cascais, na área metropolitana de Lisboa e nos concelhos da Maia, de Valongo e de Vila Nova de Gaia, na área metropolitana do Porto. No entanto, os municípios de Lisboa e Porto registaram uma diminuição da densidade populacional, tal como outros concelhos nas suas órbitas, entre os quais Amadora, Barreiro e Espinho.
in Dica.
Etiquetas: Sociedade
5 Comments:
Ao menos que o meu Algarve siga em frente...
Um Abraço
Com tanto desemprego para a malta nova como se pode esperar que nasçam mais crianças? Os candidatos a papás não têm cheta para ter filhos.
Solidariedade para com Pedro Namora
PEDRO NAMORA está a ser julgado, novamente!
É injusto! Inadmissível! Revoltante!
Quantos tribunais do nosso país, este jovem terá que continuar a entrar, pela simples razão de estar a favor das Vítimas da Casa Pia e ser contra os maus tratos a crianças?
«O herói Pedro Namora começa a ser julgado hoje, 24-5-2007, no tribunal judicial de Almada por queixa por difamação do ex-provedor da Casa Pia (1986-2002) Luís Manuel Martins Rebelo - acompanhado pelo Ministério Público!... -, entre outras alegações, por ter efectuado, em 23 de Novembro de 2002 na televisão, o pedido de demissão do provedor, que tutelou a Casa Pia durante anos de abusos de pedofilia a alunos da instituição.
Como conta o Público, no Dossier sobre a pedofilia da Casa Pia, em 25 de Novembro de 2002, o "provedor da Casa Pia, Luís Rebelo, é demitido pelo ministro da Segurança Social e do Trabalho, Bagão Félix, por ter minimizado o facto de apenas existir um caso de pedofilia em 1300 funcionários da instituição".»
Retirado do Blog http://doportugalprofundo.blogspot.com/
e http://arestasdevento.blogs.sapo.pt/
GR
Terá a ver com o desenvolvimento turístico? hehehe
Penso que a justificação para todas as considerações do teu post se prendem com este facto. Não será?
Enviar um comentário
<< Home