Modelo importado da Inglaterra em 1854
Malaposta

Em 1859, a ligação entre Lisboa e Porto através das carreiras da Malaposta fazia-se em 34 horas e passava por 23 estações de muda. Apesar do bom serviço que as diligências prestavam nessa altura, a sua extinção foi irreversível com o aparecimento do comboio, embora se mantivessem em actividade durante mais algum tempo, como atestam os «manuais do viajante» da época.

01 setembro 2012

PIB em Portugal

Portugal tem o PIB mais baixo na UE

Salário mínimo luso só aumentou 99 euros em sete anos, quando em Espanha subiu 240 euros.

A economia da União Europeia (UE) está a recuperar, mas ainda apresenta um forte desvio no PIB port habitante em relação aos países industrializados da Organizacão para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) com melhor desempenho, nomeadamente os EUA.
Segundo um relatório desta organização, apresentado e a que o Destak teve acesso, Portugal é o país da UE a 15 que apresenta a maior diferença para os EUA no PIB por habitante e na produtividade: menos de 50% na paridade de poder de compra - unidade fictícia que permite comparar os vários países, tendo em conta os diferentes preços e taxas de câmbio.
Percentagem tão mais preocupante quando o défice médio dos 15 Estados membros não chega aos 30% no PIB per capita e fica pouco acima dos 10% na produtividade.

Salário mínimo aumenta menos.

O relatório da OCDE indica as dificuldades que a economia portuguesa enfrenta para estar ao nível das suas congéneres europeias, tendência também confirmada por um estudos do economista Eugénio Rosa.
De acordo com o especialista, que já colaborou com a CGTP, a divergência económica estende-se ao campo social. Isto porque, entre 2000 e 2007, o salário mínimo luso aumentou 99 euros, bem menos que em Espanha (240 euros) ou Irlanda (458).

Etiquetas:

Home»»Hi!

3 Comments:

At 10 dezembro, 2007 23:02, Blogger Diogo said...

«Salário mínimo luso só aumentou 99 euros em sete anos, quando em Espanha subiu 240 euros.»

Meu caro castro,

Os espanhóis têm a movida, as esplanadas, os jantares fora, os bares até às tantas, as chicas, o flamengo. Nós temos as telenovelas. Onde iriamos nós gastar os 240 euros? Já para gastar os 99 euros, só Deus sabe...

 
At 11 dezembro, 2007 01:47, Blogger antoni115 said...

felizmente pirei-me para espanha há 7 anos e ninguém me arranca de aqui...
sempre quero ver para onde é que a cambada quer levar o país...
boa semana..
http://granelandia.blogspot.com

 
At 08 fevereiro, 2010 14:28, Anonymous Anónimo said...

quotients pipelines slip attain illusory rewarding invoice balgis demands worldmapper moved
lolikneri havaqatsu

 

Enviar um comentário

<< Home

since 05.12.2005

  • [_Top of Page_]
  • Malaposta

    Subscribe to: Posts (Atom)

    Referer.Org: Referer.Org.Feeds Free counters!