Modelo importado da Inglaterra em 1854
Malaposta

Em 1859, a ligação entre Lisboa e Porto através das carreiras da Malaposta fazia-se em 34 horas e passava por 23 estações de muda. Apesar do bom serviço que as diligências prestavam nessa altura, a sua extinção foi irreversível com o aparecimento do comboio, embora se mantivessem em actividade durante mais algum tempo, como atestam os «manuais do viajante» da época.

08 dezembro 2005

Ex-combatentes, IV


"Ex-combatentes, III (que por sua vez incorpora os links dos anteriores posts da série). Bem, o que se segue? Algo de novo? Sim e não. Vejamos:
Anteontem encontrei um vizinho que já não via há muito tempo (mora nas traseiras, além de que vai frequentemente para a casa que possui em Viseu). É da minha idade. Esteve também a prestar serviço militar em Angola. Fui eu quem lhe tratou dos "papeis" (requerimento do adicional e carta). No computador, "para ficar mais bonito".
Perguntei-lhe se, conforme noticiado, já tinha recebido algum adicional. Para meu espanto: "Não me diga que ainda não recebeu!...". Respondi: o tom da minha pergunta já sugeria a resposta, não é? "Recebo o adicional há dois anos, este ano até agora recebi xis, no ano passado mandaram-me um vale do correio, este mês juntaram à pensão de reforma normal. É estranho que não tenha recebido nada, ainda. Só se é por ordem alfabética, mas não... o seu nome também é "A". É melhor ir à Segurança Social. Eles sabem e informam."
No dia seguinte (ontem) fui ao Centro Distrital da Segurança Social. Levei o dossier, actualizadíssimo, com os emails recebidos da tutela militar (conforme "Ex-combatentes, III") e até imprimi o próprio post. A caminho do "Centro" ia pensando: "vou começar pelo requerimento, aviso de recepção, emails e, se for necessário, post e email que enviara ao jornal."
Quando tirei o meu ticket verifiquei que tinha 21 "clientes" à minha frente. Fui observando o contador electrónico e conclui: a andar assim tão depressa lá se foi a estratégia. Vinte minutos depois piscou o 228 (mais um e teria sido o meu número carimbado no dia da incorporação militar!).
Entrei, sentei-me a "atirei" rápido: minha senhora, encontrei um vizinho que esteve comigo em Angola, disse-me que recebe o adicional dos ex-combatentes há dois anos, eu nunca recebi nada". A senhora "tirou-me" das mãos o cartão de pensionista e toca de clicar nos ícones do "desktop". "Isto está lento"... mas não se espante... existem muitos que ainda não receberam... Minha senhora, tenho aqui dois emails que recebi das Forças Armadas, um de Agosto... Espere... vou ver ali noutro computador... (voltou logo e continou no computador dela)... não estou a ver nada... mas não disse que recebeu um email em Agosto? Disse, sim, mas não cheguei a dizer que recebi outro em Setembro (comecei a ler...) a dizer que o meu processo foi enviado para o "Centro do Porto " em 11.09.2004 e que deverá aguardar pela comunicação do seu regime de segurança social... Mas isso não quer dizer nada... é só quando entra no computador e o que lhe posso dizer é que o seu processo ainda não entrou. Então não há nada a fazer?! Não, tem que aguardar a entrada no computador. Despedi-me da senhora e recomecei a pensar... "Acredito que a senhora só saiba quando a gente entra no computador (ou saberá algo mais?...), mas das duas uma: ou anda tudo à balda, ou então "alguém lá em cima" saberá a razão da (des)ordem de entrada no computador!..."
O computador da Seg. Social deve pois estar a sofrer um "bug" como o da imagem. A mim interessava-me que o computador me puxasse para dentro dele e só isso!
---
Edição: O computador inicialmente colocado no topo do post estava transformado numa velha lata, por isso foi para a sucata e substituido por outro mais moderno (idêntico ao da Seg. Social), ainda que este, em termos práticos, não faça melhor do que o primeiro.

Etiquetas:

Home»»Hi!

1 Comments:

At 08 dezembro, 2005 10:51, Blogger H. Sousa said...

Meu caro:
Por vezes são os funcionários que não fazem as diligências necessárias para se livrarem de chatices. Se a funcionária, em vez de se conformar com a constatação de que o seu nome ainda não entrou, fosse tentar saber porque ainda não entrou, outro galo cantaria. Nestes casos, eu faço escarcéu. E é gente desta que dá a má fama ao funcionalismo.

 

Enviar um comentário

<< Home

since 05.12.2005

  • [_Top of Page_]
  • Malaposta

    Subscribe to: Posts (Atom)

    Referer.Org: Referer.Org.Feeds Free counters!