Modelo importado da Inglaterra em 1854
Malaposta

Em 1859, a ligação entre Lisboa e Porto através das carreiras da Malaposta fazia-se em 34 horas e passava por 23 estações de muda. Apesar do bom serviço que as diligências prestavam nessa altura, a sua extinção foi irreversível com o aparecimento do comboio, embora se mantivessem em actividade durante mais algum tempo, como atestam os «manuais do viajante» da época.

02 abril 2007

Educação

Estudar mais pode significar viver mais.

Mais tempo nos bancos da escola aumenta a esperança de vida, avançam especialistas.

Em Portugal, dados oficiais revelam que apenas 20% da população adulta completou o ensino secundário.


Que a longevidade não é socialmente equitativa e que há uns anos que vivem mais do que outros não é grande novidade. Mas para vários investigadores norte-americanos, a justificação para esse facto é simples e passa pela educação. Independentemente do país ou estrutura de sociedade, apostar numa maior escolaridade parece aumentar a esperança de vida. É, diz Adriana Lleras-Muney, da Universidade de Columbia, mais importante que a raça e que os rendimentos, mais determinante que as condições sociais ou de saúde.
Seja como for, não keremos mais ezames.

Portugueses estudam pouco.

De acordo com vários estudos feitos e publicados, há evidência de que, um ano a mais nos bancos da escola, pode significar que aos 35 anos já existe um ganho de 12 meses, em termos de esperança de vida.


A mudança das leis em países como a Suécia, Dinamarca ou Inglaterra, que tornaram o ensino obrigatório durante um maior período de tempo, levou a uma melhoria geral na saúde. Uma aposta que, por cá, podia fazer uma grande diferença. Isto porque, de acordo com dados oficiais, apenas 20% da população nacional adulta (25-64 anos), completou o ensino secundário.


A estes números juntam-se outros: dos cerca de cinco milhões de portugueses que compõem a população activa, 2,5 milhões têm menos do que a actual escolaridade obrigatória.

Etiquetas:

Home»»Hi!

1 Comments:

At 03 abril, 2007 19:38, Blogger Diogo said...

Estranha correlação. Será possível?

 

Enviar um comentário

<< Home

since 05.12.2005

  • [_Top of Page_]
  • Malaposta

    Subscribe to: Posts (Atom)

    Referer.Org: Referer.Org.Feeds Free counters!