Modelo importado da Inglaterra em 1854
Malaposta

Em 1859, a ligação entre Lisboa e Porto através das carreiras da Malaposta fazia-se em 34 horas e passava por 23 estações de muda. Apesar do bom serviço que as diligências prestavam nessa altura, a sua extinção foi irreversível com o aparecimento do comboio, embora se mantivessem em actividade durante mais algum tempo, como atestam os «manuais do viajante» da época.

30 novembro 2012

Eléctrico chamado "desejo"


Fachada principal do Museu do Carro Eléctrico
O Porto foi a primeira cidade ibérica a ter uma linha de carro eléctrico.Foi em 12 de Setembro de 1895.Foto de um dos primeiros carros eléctricos:
Carro eléctrico nº 100, um dos mais procurados para passeios turísticos.
(um eléctrico chamado "desejo"):

O Museu do Carro Eléctrico, da Sociedade de Transportes Colectivos do Porto (STCP), comemorou o ano passado 110 anos de existência. A Linha da Restauração, inaugurada em 12 de Setembro de 1895, fez com que o Porto fosse a primeira cidade da Península Ibérica a possuir uma via para carros eléctricos. O percurso inicial ia do Carmo a Massarelos, estendendo-se mais tarde para a foz e Matosinhos. Daqui as linhas expandiram-se por toda a cidade e concelhos vizinhos, assumindo-se como o transporte urbano de referência no século XX, desde os finais da primeira década até aos inícios dos anos 60. Foi também neste século que o carro eléctrico do Porto conheceu o seu período áureo, mas também o início do declínio. O "22" foi um dos primeiros veículos a circular na cidade do Porto e, actualmente, encontra-se em exposição no Museu do Carro Eléctrico. O carro começou por ser de tracção animal, puxado por mulas, e foi motorizado em finais do seculo XIX. O sistema eléctrico revolucionou os meis de transporte na cidade, possibilitando horários regulares e uma maior facilidade de circulação nas ruas de declive acentuado. O transporte utilizava uma energia limpa contribuindo assim para uma maior salubridade, visto que se acabou com os dejectos dos animais espalhados pela cidade, além do maior conforto e rapidez.

Etiquetas:

Home»»Hi!

20 novembro 2012

Bitaites


- Não me consigo esquecer que o Bitaites não tem XHTML válido.
- Porra, és um chato do caraças! Outra vez com a mesma conversa!?
- Que queres, isto não me sai da cabeça. O XHTML disto não valida.
- Não há pachorra, a sério, não há mesmo pachorra.
- Por exemplo, o blogue deste gajo valida.
- Qual gajo?
- O Pedro Cavaco. Vai lá ao blogue dele e vê. Carregas no botãozinho do XHTML e aquela merda valida. Limpou o pó todo! Não há um grãozinho fora do lugar. Não há ali nada com que se possa pegar. Uma tristeza!
- Valida nada, é tanga.
- Valida, sim senhor. Eu já experimentei.
- Valida mesmo? O grande sacana.
- Podes crer.
- Isto realmente…
- Podes crer.
- Há tipos que têm tudo e outros que não têm nada.
- Podes crer.
- Com que direito é que ele agora se põe a fazer um blogue com XHTML válido? Onde se já viu tanta pouca-vergonha? Isso cabe lá na cabeça de alguém? Essas tangas dos XHTML válidos e outras mariquices para mim era tudo proibido. IE rules!
- E não é só o XHTML, é o CSS também.
- CSS? Essa merda não é uma série de televisão? O CSS Miami?
- Valida, porra! O blogue valida todo. Fui lá verificar outra vez.
- Pois realmente, pá… Eu se fosse a ti fazia qualquer coisa. Vais à tua barra de links e tudo o que seja blogue que valide… clique, clique, clique, apagas tudo. Pronto. Problema resolvido. Só ficam os que não validam que é para acabar com esta miséria.
- Podes crer.
- Que interessa que ele tenha um blogue válido? Um tipo vai lá e até tem medo de carregar nos links, não vá desarrumar alguma coisa.
- Podes crer.
- Prometes-me então que não voltas a falar da porcaria das validações?
- Não sei, pá, acho que sim, acho que ainda vou procurar uns templates primeiro e depois esqueço o assunto, não sei, talvez, o mais provável é… Espera aí. Olha lá. Achas que o Planet Geek valida? Se não validasse dava-me cá um gozo, caraças! ‘Bora ver?

Interessante diálogo copiado do Bitaites. Podes crer.

Etiquetas:

Home»»Hi!

since 05.12.2005

  • [_Top of Page_]
  • Malaposta

    Subscribe to: Posts (Atom)

    Referer.Org: Referer.Org.Feeds Free counters!