Modelo importado da Inglaterra em 1854
Malaposta

Em 1859, a ligação entre Lisboa e Porto através das carreiras da Malaposta fazia-se em 34 horas e passava por 23 estações de muda. Apesar do bom serviço que as diligências prestavam nessa altura, a sua extinção foi irreversível com o aparecimento do comboio, embora se mantivessem em actividade durante mais algum tempo, como atestam os «manuais do viajante» da época.

04 março 2012

A Ota e o facto consumado

(Clique nas imagens para ampliar)


Decorridos 20 anos após os primeiros estudos, vamos ter finalmente um novo aeroporto, na Ota. O Governo está a dar todos os passos importantes e necessários para que tudo decorra de forma transparente, explicou por que razão tomou esta decisão e mostrou os estudos que a fundamentam, e pediu que todos aqueles que não concordam apresentem também os seus documentos e estudos. Está tudo muito bem. Porém, se é assim, o primeiro-ministro não poderia ter dito que os argumentos que apresentou são definitivos. Se alguém diz que uma coisa é definitiva, é porque acabou a discussão e não há lugar à apresentação de mais documentos.
Espero que este não seja o fim, mas o princípio de um caminho que permita às autoridades mais importantes de Portugal, do ponto de vista da engenharia, do ambiente e das comunicações, trazer as suas razões à coacção. Isto porque há muitos argumentos desconhecidos, de pessoas que são contra este projecto, e que são também importantes, como seja o caso de este aeroporto da Ota ser construido entre leitos de duas ribeiras, e o da distância, que poderá originar grandes perdas de receitas no turismo. A questão é saber que impacto irá ter sobre a capital, sabendo nós que é uma das grandes geradoras de riqueza nacional.
In Metro, Crónica, Nuno Rogeiro.

Nota: geralmente este blog não gosta do Nuno Rogeiro. Ou melhor, umas vezes sim, outras não. Falta-lhe coerência. Depende do assunto e de como começa (bem ou mal). Acho que faço bem em introduzir esta nota para evitar mal-entendidos.

---

Pesquisa Google, links a propósito:

Link1, Link2, Link3 (blogs.sapo!...), Link4. Chega, havia muitos mais.

A foto de baixo também surgiu na pesquisa "Hills and Valleys". Entre outras escolhi a de baixo porque o vale está verdinho (e é na Ota) por causa da chuva que tem caído; a água da chuva que cai nas serras circundantes junta-se à que cai no vale e, se o Inverno for muito rigoroso, tornar-se-á no maior lago do mundo! Enquanto isso não sucede, já era altura de mandarem para lá uma ou duas manadas e seis ou oito rebanhos para rentabilizar esta oferta da Natureza.

(o autor do texto nada tem a ver com o resto)

Edição: Acabei de receber um email (14:40) do Ministro da Agricultura a comunicar-me que já tinha enviado para o vale os primeiros animais.


Etiquetas:

Home»»Hi!

since 05.12.2005

  • [_Top of Page_]
  • Malaposta

    Subscribe to: Posts (Atom)

    Referer.Org: Referer.Org.Feeds Free counters!