Comemorando...
25 de Abril de 1974. É madrugada, Paulo de Carvalho, E Depois do Adeu, senha. Os militares saem dos quartéis para fazer História! Evoco simbolicamente Salgueiro Maia e todos os seus camaradas capitães que "ousaram", finalmente com êxito, erradicar o fascismo do poder.
Lembro os rostos dos políticos no seu regresso do exílio que muito lutaram e sofreram para que tal dia chegasse.
Recordo a libertação dos presos políticos, que, incrédulos, finalmente respiravam o ar da liberdade.
"Mas a Jangada de Pedra não é apenas uma obra de tensões apocalípticas: ela é também o livro da nossa utopia. Na sua escrita condensam-se ainda os valores e as esperanças do 25 de Abril, reafirmados na convicção de uma autenticidade nacional, capaz de resolver os próprios problemas sem diluir e perder a sua identidade..."
(trecho da análise à obra de Saramago, por Luis de Sousa Rebelo, Londres, Novembro 1986.)
Histórico: Salgueiro Maia, Revolução dos Cravos, Posto de Comando das Forças Armadas.
Etiquetas: Revolução dos Cravos
11 Comments:
Um abraço no dia dos abraços
Abraços para todos os que continuam a amar este dia.
Viva o 25 de Abril, para sempre!
Agradeço os 3 comentários anteriores. Quanto ao "marco neves" já tive oportunidade de comentar no seu próprio blog Bicionário de Português.
Infelizmente saímos de uma ditadura bafienta para entrar numa ditadura do «laissez faire» com um curto intervalo para respirar. Hoje mandam o FMI, a OMC o Banco Mundial e as grandes transnacionais que os controlam.
Agradeço o comentário do sofocleto e não posso estar mais de acordo com o que ele diz e que, infelizmente, é verdade...
Abraço!
magnolia,
Agradeço o teu comentário, sem azedumes porque o 25 de Abril de 1974 foi um dia importantíssimo na vida dos portugueses, se calhar até para aqueles que antes ou agora se consideram saudosistas da ditadura. Com um abraço e um beijo agradeço igualmente os elogios que, permite-me isso, os dedico à memória do saudoso Salgueiro Maia, um voluntarioso e dedicado capitão de Abril cuja actuação revelou nele uma faceta humana digna de ser enaltecida.
muito sonho está por realizar e é preciso dizer às bonifácias da contra-revolução que os mesmos que suportam sempre todos os pesos têm de passar a ser outros, porque este regime não é um beco sem saída e não temos de aturar isto até morrer: perdas e mais perdas.
Há outras hipóteses de vida (não em Marte, mas nesta Terra).
Mas como dizer aos pelintras deste país que têm de deixar de ter a ilusão que também podem ser capitalistas?
Gandabraço
Luís
Esta imagem do Salgueiro Maia, e a sua memória, ainda hoje me humedecem os olhos. Um abraço e obrigado.
todos podem falar agora...
friendly greeting, using the service, the enthusiastic welcome descargar whatsapp gratis fast , use app baixar whatsapp gratis very comfortable , play descargar mobogenie gratis games hot descargar whatsapp plus gratis , baixar whatsapp plus , descargar mobogenie
why didn't this post writen by english that i can reaad?
happy wheels
super mario bros
pacman
agario
Enviar um comentário
<< Home