Modelo importado da Inglaterra em 1854
Malaposta

Em 1859, a ligação entre Lisboa e Porto através das carreiras da Malaposta fazia-se em 34 horas e passava por 23 estações de muda. Apesar do bom serviço que as diligências prestavam nessa altura, a sua extinção foi irreversível com o aparecimento do comboio, embora se mantivessem em actividade durante mais algum tempo, como atestam os «manuais do viajante» da época.

08 outubro 2007

Luís Castro

Repórter de guerra apresenta cenários de guerra vistos pelos olhos de um dos mais corajosos repórteres portugueses.

Contar a verdade mesmo que isso lhe custe a própria vida, é esta a missão assumida por Luís Castro.


De Cabinda a Timor, da Guiné ao deserto iraquiano, o jornalista vestiu o papel de repórter, que lhe deu, mais do que glória e fortuna, a possibilidade de ter estado onde se escreveu História. Das suas mãos chegaram mais de quatrocentas reportagens a Portugal, acompanhadas de imagens que valem tanto como as palavras que redigiu e que o colocaram no centro de tantos conflitos armados.


Luís Castro reviu blocos de apontamentos, visionou mais de mil horas de imagens, transcreveu diálogos e falou com os repórteres de imagem que o acompanharam em cada momento, mas este livro é muito mais do que fruto de um trabalho minucioso. É um percurso de um homem de coragem, que mesmo nas piores situações não virou a cara à luta e sobreviveu para a contar. Recusando artificialismos e rodeios, registou os factos e no livro "repórter de guerra" descreve o que (lhe) aconteceu, sem tirar nem pôr. Sobre o autor, importa referir que Luís Castro é jornalista da RTP desde 1992, sendo coordenador do Telejornal desde 2004. Ao serviço desta estação já cobriu 16 guerras ou situações de conflito, das quais se destacam Iraque, Afeganistão, Angola e Timor.

Etiquetas:

Home»»Hi!

1 Comments:

At 12 outubro, 2007 12:25, Blogger AJB - martelo said...

mais tempo de guerra do que muito tropa...

 

Enviar um comentário

<< Home

since 05.12.2005

  • [_Top of Page_]
  • Malaposta

    Subscribe to: Posts (Atom)

    Referer.Org: Referer.Org.Feeds Free counters!