Modelo importado da Inglaterra em 1854
Malaposta

Em 1859, a ligação entre Lisboa e Porto através das carreiras da Malaposta fazia-se em 34 horas e passava por 23 estações de muda. Apesar do bom serviço que as diligências prestavam nessa altura, a sua extinção foi irreversível com o aparecimento do comboio, embora se mantivessem em actividade durante mais algum tempo, como atestam os «manuais do viajante» da época.

31 janeiro 2006

Estádio do Dragão


Em meados do mês passado, o jornal Metro , via Lusa, noticiou que a Câmara do Porto aprovara por unanimidade "a abertura de um processo com vista à classificação do Estádio do Dragão como imóvel de interesse municipal". O documento sublinha que a obra "vem sendo reconhecida em inúmeras publicações, tendo sido objecto de diversos prémios".
Ao Estádio do Dragão já foi atribuida uma menção honrosa do Prémio Secil de Arquitectura de 2003/2004, uma menção especial do Prémio Design Inclusivo 2004 e o Prémio Europeu de Construção Metálica e Mista.
Como se percebe, o presidente da Câmara do Porto, Rui Rio, teve que engolir muitos sapos para iniciar diligências com vista à referida classificação do Estádio do Dragão, e mesmo assim só depois de confrontado com os prémios já atribuidos, incluindo um prémio europeu. É conhecida a aversão, inadmissível para um funcionário público, embora com as responsabilidades de presidente de câmara, pelo principal clube de futebol da cidade. Não fosse isso, a primeira entidade a premiar teria sido, obviamente, o Município. Mas, com o feitio vaidoso e presunçoso de Rui Rio, aliado ao "partidarismo" futebolístico, nada é de estranhar, tantas são já as vezes em que tem cometido argoladas!

Etiquetas:

Home»»Hi!

4 Comments:

At 31 janeiro, 2006 16:24, Blogger Ricardo said...

É justo o que defendes!

Não defendo uma submissão do poder político ao desportivo mas tem que haver uma colaboração entre ambos para fazer crescer a cidade. E lamentavelmente há, da parte do clube e da Câmara, uma enorme má fé que só prejudica a cidade.

Quanto ao estádio que vou semana sim, semana não é mesmo muito bonito e elegante. Mesmo nos arredores a intervenção foi muito boa.

Abraço,

 
At 31 janeiro, 2006 21:34, Blogger a.castro said...

Olá, Ricardo
É verdade o que dizes. Nesta matéria julgo que o consenso é maioritário, pelo menos entre os portistas, da área metropolitana e não só.
O Estádio do Dragão é, para a minha mulher (que nada percebe de futebol), elegante e discreto. Eu digo que é bonito, "soft", com uma arquitectura de primeira água! O meu filho, também "filho do 25 de Abril" e economista (algum detalhe aqui,) diz que todos os outros estádios perdem para o Dragão por uma "goleada"!
Se clicares no título do post abre o site do FCP. Eu fiz isso depois de publicar o post. Naveguei no site cerca de meia hora. Fiquei surpreendido com o que vi, designadamente pelas fotografias. Não imaginava que o interior do estádio fosse tão "grande" (a partir do exterior não se faz ideia...). Sala de jantar com vista exclusiva para o Rio Douro, para nomear apenas uma.
Abraço,

 
At 01 fevereiro, 2006 15:27, Blogger Ricardo said...

A. Castro,

Não quero ser parcial (já visitei outros estádios como o novo da Luz durante o Euro) mas nenhum bate o do Dragão em dois aspectos, na elegância e nos arredores. O da Luz é mais imponente mas é duma beleza monolítica e mesmo o de Braga é original mas muito desconfortável e pouco funcional.

Quanto ao interior do estádio posso dizer que é grande quanto baste. Vou lá de 15 em 15 dias. As zonas para os VIP não conheço, sou só um pobre adepto, hehe

Abraço,

PS. Às tantas fui colega do teu filho na faculdade :) E esta, hein?

 
At 18 julho, 2011 01:53, Anonymous Anónimo said...

Somebody necessarily assist to make critically articles I might state. This is the very first time I frequented your website page and to this point? I amazed with the research you made to make this actual put up extraordinary. Fantastic process!
Magnificent website. A lot of useful info here. I¡¦m sending it to a few friends ans also sharing in delicious. And of course, thank you to your effort!
hello!,I really like your writing so so much! percentage we keep in touch extra about your post on AOL? I need a specialist in this area to solve my problem. Maybe that is you! Taking a look forward to peer you.

 

Enviar um comentário

<< Home

since 05.12.2005

  • [_Top of Page_]
  • Malaposta

    Subscribe to: Posts (Atom)

    Referer.Org: Referer.Org.Feeds Free counters!