Modelo importado da Inglaterra em 1854
Malaposta

Em 1859, a ligação entre Lisboa e Porto através das carreiras da Malaposta fazia-se em 34 horas e passava por 23 estações de muda. Apesar do bom serviço que as diligências prestavam nessa altura, a sua extinção foi irreversível com o aparecimento do comboio, embora se mantivessem em actividade durante mais algum tempo, como atestam os «manuais do viajante» da época.

11 julho 2006

Pobres pagam terrorismo

Relatório da Amnistia Internacional critica políticas governamentais.

A Secretária-Geral da AI referiu ainda o Iraque, "afundado numa espiral de violência em 2005", e Israel e os territórios palestinianos. Foram muitos os países citados no relatório acusados de não respeitarem os direitos humanos. Apesar de Khan ter ressalvado que, em 2005, se assistiu a "uma das maiores mobilizações da sociedade civil na luta contra a pobreza" e pela garantia de direitos económicos e sociais, governos houve que ficaram aquém. Entre outros, China, Rússia, Brasil, Angola, Moçambique e Guiné-Bissau não respeitaram os direitos básicos. Mas também a Inglaterra e os Estados Unidos da América, a primeira por tentar restringir os direitos humanos depois dos ataques [feitos por quem?...] em Londres, o segundo por manter detidas milhares de pessoas sem culpa formada, são referidos.

A Secretária-Geral da Amnistia Internacional (AI), Irene Khan, defendeu , em Londres, que o preço da guerra contra o terrorismo está a ser pago pelas populações desfavorecidas do globo. "Os governos, colectiva e individualmente, paralisaram as instituições internacionais e dispersaram os recursos públicos na prossecução de interesses de segurança tacanhos; sacrificaram princípios em nome da guerra ao terrorismo e fecharam os olhos a violações maciças de direitos humanos", declarou Khan, no lançamento do relatório da AI referente ao ano de 2005.
Khan apontou como exemplo o Darfur, onde "a acção débil da Inglaterra fez com que a União Africana se sentisse pateticamente inábil para o que era preciso fazer" para pôr fim a um conflito que provocou milhares de vidas e fez milhões de refugiados.

in Metro

Etiquetas:

Home»»Hi!

since 05.12.2005

  • [_Top of Page_]
  • Malaposta

    Subscribe to: Posts (Atom)

    Referer.Org: Referer.Org.Feeds Free counters!