Modelo importado da Inglaterra em 1854
Malaposta

Em 1859, a ligação entre Lisboa e Porto através das carreiras da Malaposta fazia-se em 34 horas e passava por 23 estações de muda. Apesar do bom serviço que as diligências prestavam nessa altura, a sua extinção foi irreversível com o aparecimento do comboio, embora se mantivessem em actividade durante mais algum tempo, como atestam os «manuais do viajante» da época.

19 outubro 2006

Programação TV

«Já descobri
o exacto lugar onde
deveriam estar

todos os
programadores de rádio
e televisão»
«Mulheres, tábuas de
engomar e televisão»"
- Isabel Stilwell, NM

Todos os publicitários deste país, todos os candidatos a marketers, todos os políticos que querem ganhar eleições (sobretudo aqueles perseguidos por agências de informação), todos os pastores das mais variadas igrejas, a católica incluida, e em resumo todo e qualquer um que queira fazer chegar a sua mensagem ao coração de uma mulher: por detrás de uma tábua de engomar, com uma pilha de roupa ao lado e o transistor ou o televisor ligados. Nada lhe dará um maior insight sobre aquilo que acontece na cabeça de um elemento do sexo feminino, pelo menos uma meia hora ao fim de cada dia, segundo o Instituto Nacional de Estatística, ou quatro horas em "compacto" de fim-de-semana ou após quinze dias de férias num apartamento sem máquina de lavar. Posso falar de experiência feita, e dizer sem sombra de dúvida que qualquer cobaia colocada nesta situação está, ao fim de dez minutos, disponível para tudo que lhe dê um outro sentido à vida...
... Como pode, por exemplo, resistir a um Tony Carreira, de camisa vermelha de seda (tão bem passada!), a jurar-lhe, com voz doce, que lhe daria uma vida melhor, e a amaria muito mais do que "esse outro" (o tal que sujou a roupa que neste momento lava...). E que capacidade tem para resistir aos amores da Floribela e de sonhar, por momentos, que é a dondoca da telenovela (pouco importa que seja uma víbora), que quando desce do quarto já tem o pequeno-almoço na mesa, com pão de três variedades, bolos de duas, sumos de frutos tropicais e uma empregada fardada e dedicada, daquelas que nem quer folgar ao domingo, e que pergunta insistentemente "que mais deseja a senhora?".

Está bom de ver que aqueles críticos de televisão...

... aqueles cronistas intelectuais que poluem certas páginas de jornais, e que passam a vida a barafustar contra a qualidade da programação, e a falta de debates sobre os verdadeiros problemas da nação, nunca viram de perto uma tábua de passar a ferro - fazem questão que a "companheira" engome noutra assoalhada da casa, porque os vapores lhes complicam o sistema respiratório. Certamente mudariam rapidamente de opinião se verificassem o efeito imediato que esse tipo de "espectáculos" tem sobre uma mulher com um ferro de engomar na mão, ou seja, se na manhã seguinte tivessem de levar para o emprego uma camisa com dois pedaços acastanhados no colarinho, um deles consequência do Simplex declamado pelo engº Sócrates e o outro decorrente da explicação do buraco orçamental pela boca do dr. Teixeira dos Santos ( que ao que parece é ministro.) Na prática, a programação ideal é aquela que consegue manter uma mulher suficientemente distraída do que faz para não se enforcar no fio do próprio ferro, mas que não a deixe demasiado aérea, a bem dos boxers que tem nas mãos - é um daqueles segredos, como o ponto do rebuçado, que só os grandes cozinheiros conhecem, e não revelam a ninguém. É por isso que recomendo que quem tem que escolher um "programador" o obrigue a fazer o "teste do ferro de engomar". Só mais uma coisa, quem foi a besta que inventou aquele apito irritante da máquina de roupa que não se cala até lá irmos buscar a mercadoria, logo quando o Tony nos dizia: "Dá-me a mão e deixa que te leve daqui embora"?

Etiquetas:

Home»»Hi!

4 Comments:

At 19 outubro, 2006 20:57, Blogger Diogo said...

«quem inventou o apito»

Terá sido o próprio Tony para disfarçar a voz esganiçada nesse trecho em particular?

 
At 20 outubro, 2006 22:30, Blogger MGomes said...

Agradeço-lhe a sua visita e deixe-me que lhe diga, que comungaria igualmente da sua escolha na aldeia de Janeiro de Cima. Esta vida cada vez mais afunilada em que nos encontramos impele-nos por vezes ao encontro de certos refúgios como estes, longe das causas e dos actores desta grande encenação chamada Portugal.
Um Abraço

 
At 22 outubro, 2006 15:06, Blogger perplexo said...

A opção de ter um fundo diferente para cada post é engraçada, mas alguns fundos, sobretudo os que não são neutros em termos de formas, provocam dificuldade de leitura e ruído na comunicação.
Abraço

 
At 23 outubro, 2006 00:07, Blogger perplexo said...

Não te abespinhes. Isto não foi uma crítica e ainda menos uma reclamação. Foi só uma opinião.
Acho que já perdi links noutros blogs por causa da minha opção de linkagem, inspirada no Anarca Constipado. E já tenho substituido designações quando encontro outras melhores. Apesar de tudo, não queria alterar esta característica do meu blog, desde que não ofenda os blogs referidos.
Abraço

 

Enviar um comentário

<< Home

since 05.12.2005

  • [_Top of Page_]
  • Malaposta

    Subscribe to: Posts (Atom)

    Referer.Org: Referer.Org.Feeds Free counters!