Modelo importado da Inglaterra em 1854
Malaposta

Em 1859, a ligação entre Lisboa e Porto através das carreiras da Malaposta fazia-se em 34 horas e passava por 23 estações de muda. Apesar do bom serviço que as diligências prestavam nessa altura, a sua extinção foi irreversível com o aparecimento do comboio, embora se mantivessem em actividade durante mais algum tempo, como atestam os «manuais do viajante» da época.

23 outubro 2006

Fruta e água

A fruta e água são os alimentos de eleição para combater o calor, a fadiga e, ao mesmo tempo, manter a forma. No Verão, os cuidados com a alimentação devem ser ainda maiores. Além das necessidades alimentares habituais, é preciso hidratar o organismo convenientemente. O alimento que melhor cumpre essa função é, obviamente, a água. "Todos os dias, perdemos grandes quantidades de água - dois a três litros - através da urina, da transpiração (tanto maior quanto maior a temperatura e a actividade física) e do ar expirado. Estas perdas de água são compensadas pela água presente nos alimentos que ingerimos e, principalmente, pela água em bebida. Deste modo, torna-se evidente a importância da água como elemento fundamental de uma alimentação saudável", explica Alexandra Bento, da Associação Portuguesa de Nutricionistas, lembrando que a água tem ainda a vantagem de não ter calorias.
Em segundo lugar, a nutricionista recomenda a ingestão de fruta. "Um excelente alimento no auxílio contra a desidratação, pela sua riqueza em água, vitaminas e minerais", frisa, sublinhando os seus benefícios: "Possui uma potente acção preventiva de vários cancros, regula o trânsito intestinal, bem como o funcionamento da vesícula biliar. Comer fruta auxilia ainda substancialmente a regulação do colesterol sanguíneo, com benefício em termos de doença cardiovascular". Tal como a água, a fruta também é uma forte aliada na ementa das pessoas que querem emagrecer, como esclarece Alexandre Bento: "Fornecem um alto valor de nutrientes e têm uma baixa densidade energética, tornando-se, assim, um interessante instrumento na ajuda do controlo do peso."
in Metro

Etiquetas:

Home»»Hi!

1 Comments:

At 22 agosto, 2011 14:31, Anonymous Anónimo said...

m m credit student loans and election contributions. cards student credit cards small business, [url=http://lowcreditpersonalloans.com/]guaranteed 4000 loan[/url]. loans housing asociation expedia free credit report.

 

Enviar um comentário

<< Home

since 05.12.2005

  • [_Top of Page_]
  • Malaposta

    Subscribe to: Posts (Atom)

    Referer.Org: Referer.Org.Feeds Free counters!