Apenas um chinfrim...

Eça de Queirós - Uma Campanha Alegre, LIII, Janeiro 1872.
Etiquetas: Eça de Queirós
Etiquetas: Eça de Queirós
Adeus, até ao meu regresso!
(Partida de militares para a guerra colonial)
O pároco da capela era o padre Alberto Neto, sacerdote católico que se destacou pela sua liderança do movimento católico contra a Guerra Colonial e a ditadura fascista de António de Oliveira Salazar e Marcello Caetano. Liderou e incentivou, juntamente com Luis Moita e Nuno Teotónio Pereira, a realização de uma vígilia de reflexão sobre a guerra colonial contra a autodeterminação das então colónias portuguesas em África, então decorrente, e a necessidade de assinar tratados de paz, reconhecendo a sua independencia. Aprovam uma moção criticando a guerra. Da vigília participaram 91 pessoas, católicas e não católicas, entre elas Francisco Pereira de Moura, futuro membro de um dos primeiros governos democráticos, e o actual candidato à Presidência da República, Francisco Louçã, então com 16 anos.
No segundo dia da vígilia, uma grupo de polícia de choque da PIDE-DGS entra à força na capela e prende 91 pessoas aí encontradas, incluindo líderes da oposição ilegalizada e funcionários públicos que foram exonerados. Muitos acabaram a cumprir pena na Prisão de Caxias, para presos políticos. Alguns dias mais tarde, o padre Alberto Neto é demitido das suas funções, e a sua vígilia condenada pelo Cardeal-Patriarca de Lisboa, D. António Ribeiro, uma acção que leva muitos católicos a demarcarem-se da hierarquia, reforçando a sua oposição ao regime.
No dia 23 de Janeiro de 1973, Miller Guerra, deputado da chamada ala liberal, coloca a questão das prisões na Capela do Rato na Assembleia Nacional. Os deputados ligados ao regime impedem que a discussão prossiga e Miller Guerra é obrigado a pedir a demissão 15 dias depois.
Fontes: aqui e aqui
Nota: Publicações anteriores do Malaposta acerca da "guerra colonial do autor": Post acumulado.
Etiquetas: Política
... Chamo a atenção do Governo, com muita antecedência, para que tome as medidas necessárias no sentido de evitar a repetição da catástrofe dos incêndios havidos no Verão do ano passado. Depois não digam que não avisei!
Estas cores fortes foram escolhidas por forma a evitar que o Governo venha com desculpas do género "o aviso não estava suficientemente visível, etc".
Link relacionado.
Etiquetas: Pessoal
...celebrating Malaposta's first anniversary.
Etiquetas: Pessoal
*****Bill Gates (Sir), Age 50*****
Bill Gates, o senhor dos anéis, perdão, o senhor dos computadores, o homem mais rico do mundo, está em Portugal por dois dias.
Formação para mil pessoas. Com isso, a Microsoft Portugal ficará mais preparada, espera-se, para responder a algumas questões, substituindo a Microsoft Corporation, no que não acredito.
Bill Gates vai continuar na prospecção do mercado pela maior parte dos países europeus. É caso para dizer que Bill Gates tem que se esforçar bastante para manter os cofres a abarrotar! É que a concorrência começa a ameaçar. Nos jogos, por exemplo, a Google vai à frente. Por alguma razão quando os emails semanalmente recebidos da Microsoft são abertos não faltam, desde há algum tempo a esta parte, os links com ofertas de jogos...
É a terceira vez que Bill Gates visita Portugal. Esta é sem dúvida a mais importante. Objectivo: formação de um milhão de pessoas (e não mil como digo acima) nos próximos cinco anos. O "...não acredito" tem a ver, no meu entendimento, com os sistemas operativos que cada um utiliza. Por exemplo, o meu é, conforme diz na grande embalagem que contém o pequeno CD, o "Windows XP Prefessional with Service Pack 2". Se partir duma página da Microsoft em português, para verificar actualizações quer para o Windows quer para o Office, sou redireccionado para o "Microsoft Update" ou para o "Office Update".
Etiquetas: Tecnologia
since 05.12.2005
Subscribe to: Posts (Atom)
Referer.Org: Referer.Org.Feeds